Notificações de expiração / renovação de domínio fraudulentas

Há operadores no mercado, sempre empresas estrangeiras, que enviam de forma regular mails que pretendem parecer pedidos de renovação, mas que não são mais que tentativas fraudulentas de ganhar dinheiro.

Por norma estes mails chegam em Inglês e têm várias proveniencias. Tenha em consideração que os mails enviados pela Chrome são sempre remetidos de chrome.pt ou de 1000dominios.net, qualquer outro endereço deve ser ignorado. Em caso de dúvida não hesite em contactar-nos.

O remetente das mensagens fraudulentas pode ser "Domain Service", "Domain Services", "Domain Notice", ou qualquer outro nome, pois uma tentativa de engano tem de usar formas diversas para continuar a ter sucesso.

O assunto pode ser "Domain Notification for dominio.com : This is your Final Noticeof Domain Listing" ou "dominio.com expiration", ou qualquer outro. Os dois referidos são os que estão em uso no mês de Maio de 2016, certamente que serão alterados em breve.

O conteúdo da mensagem apresenta os dados corretos do domínio e nome do titular, que são públicos caso não tenham proteção de whois, e solicitam o pagamento de valores diversos, desde 60 a 200 ou 300 dólares.

Se ler com atenção, verificará que o que parece ser uma notificação de expiração de domínio se torna em "notification for your business Domain name search engine registration" ou "expiration offer notice of your domain registration for dominio.com  search engine optimization submission".

Estas mensagens não são realmente fraude, se alguém adquirir o serviço oferecido e eles o executarem, mas a forma como é oferecido induz o receptor das mensagens em erro, fazendo julgar tratar-se de renovação do nome do domínio, o que não corresponde à verdade.

A situação acima descrita ocorre igualmente via CTT, com cartas vindas do estrangeiro com um contrato para assinar e respetivo envelope RSF.

Já houve tentativas identicas para levar a que o utilizador transferisse inadvertidamente o domínio, pelo que, deverá ter sempre a opção Registrar Lock activada para o seu domínio.

Outra forma de protecção é ativar a opção de Protecção de Privacidade para o domínio.


Esse artigo foi útil?

mood_bad Não Gosto 0
mood Gosto 0
visibility Visualizações: 2975