Anúncios: Falsos mails informando que a conta de mail foi "hackeada" e tem de pagar um "resgate" em bitcoin

Publicado: 07/03/2019

Tem aumentado a quantidade de e-mails falsos, enviados "supostamente" da conta de mail do destinatário, informando que a sua conta de mail foi tomada por terceiros.


Consegue-se verificar de forma muito fácil a falsidade desses mails, verificando a origem da mensagem. Pode ver AQUI como fazer essa verificação.


A mensagem, sempre em língua inglesa, diz que a conta de mail do destinatário foi tomada por um suposto "pirata", tendo ele o controle total das contas de mail,  e que deverá fazer um pagamento.


Este é no fundo um mail considerado spam, pois utiliza um serviço de alojamento comprometido e que é usado para enviar mails cujo objetivo é o lucro.


Por norma, se um utilizador vê tomados os dados de acesso à sua conta de mail, os passos seguintes da entidade que os tomou é:


1 - Enviar spam com o objetivo de lucrar com ele, e nesse caso não informa o proprietário do endereço de mail;


2 - Enviar spam com o objetivo de enganar terceiros sem ser identificado, e nesse caso não informa o proprietário do endereço de mail;


3 - Enviar spam com o objectivo de não ser identificado e obter lucro, e nesse caso não informa o proprietário do endereço de mail.


O nosso conselho: verifique sempre a origem da mensagem, pois ela nunca será enviada da sua conta de mail. Caso o seja, a Chrome tem forma de o detetar atempadamente e informar que a sua conta de mail foi tomada ou está a ser usada de forma indevida, por sí ou por terceiros, fazendo nós de imediato o bloqueio da mesma, sem necessitar de qualquer intervenção do proprietário.


Tenha em atenção de que, sempre que exista uma utilização irregular de contas de mail, estas são SEMPRE bloqueadas ou os dados de acesso alterados por nós, e counicamos com o utilizador da conta por forma a que este regularize a situação.