Anúncios: Alerta de Segurança - Mails reportando quota de mail excedida ou erro de entrega de mails

Publicado: 23/03/2021

Temos verificado um aumento notável na receção de mensagens de mail falsas que pretendem ser enviadas pelo sistema ou por nós, e que solicitam o acesso a links cuja única finalidade é a obtenção dos dados da conta de correio do utilizador ou então a disseminação de virus.


Estas mensagens são maioritáriamente em inglês. Tenha sempre presente que nunca enviamos mails em inglês e nunca pedimos para se autenticar num determinado link. A nossa área de gestão encontra-se em https://chrome.pt/portal, tem um certificado SSL que garante a autenticidade do endereço, e apenas esse endereço poderá ser indicado para gerir qualquer aspeto do serviço. As mensagens que eventualmente possamos enviar vão sempre de chrome.pt ou de mychrome.pt. Qualquer mensagem com remetente diferente é falsa.


Na dúvida, antes de clicar em qualquer link, pergunte-nos.


Alguns exemplos abaixo:


Objetivo de conseguir os dados de acesso da conta de correio para posterior uso malicioso


A imagem acima tem como objetivo encaminhar o utilizador para um endereço que seria supostamente o seu webmail, mas que é na realidade um endereço falso que visa obter os dados da conta de correio. Ao inserir a senha da conta, ou não acontece nada, ou abre uma janela a informar que a manutenção foi concluida.


A imagem abaixo sendo clicada carrega de imediato um virus.


Mail falso que carrega virus quando acedido o link


O resultado de clicar no mail acima, logo de imediato é carregar um virus cavalo de troia que poderá abrir acesso ao computador, conforme imagem abaixo. Se tentar fazer login neste suposto webmail, na primeira tentativa receberá indicação de que a senha é incorreta, e â segunda tentativa é direcionado para o site do domínio.


Resultado de clicar num link falso